“Não siga o passado, não se perca no futuro. O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou. Observando profundamente a vida como ela é, aqui e agora, é que permanecemos equilibrados e livres. (Bhaddekaratta Sutta) "
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Zen é a essência do Budismo
"Diz-se que o Zen é a essência do Budismo. Um mestre Zen japonês disse: "O Zen nasceu e cresceu na Índia, floresceu na China e deu fruto no Japão." Mas não é assim tão simples. O Zen é a prática que nasceu da experiência do Buda Shakyamuni, o qual despertou para a realidade última da vida (o não-eu). Como tal, o Zen não pertence a nenhuma seita religiosa em particular. Podemos até encontrá-lo no Cristianismo, no Hinduísmo, nas cartas de S. Paulo, por exemplo, ou nas biografias de Ramakrishna. Por favor, não tirem nenhuma conclusão por eu ser um monge budista; em vez disso, descubram e realizem a raiz da vossa prática Zen através deste encontro quotidiano Aqui-Agora."
Hôgen Yamahata
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Depois de Buda Shakyamuni...
Outros vieram e tiveram olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração para sentir.
Que assim seja para todos os seres.
Grata.
Rosana.
LUZ!
PAZ!
Obrigada.
Apreciei o seu texto Com o post da imagem.
Linda.
Le Zen est extrêmement proche du Yoga Jnana Indien dont le maître le plus célèbre du 20 eme siecle fut Ramana Maharshi .
pasilere
Postar um comentário