“Não siga o passado, não se perca no futuro. O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou. Observando profundamente a vida como ela é, aqui e agora, é que permanecemos equilibrados e livres. (Bhaddekaratta Sutta) "
sábado, 20 de fevereiro de 2010
GASSHÔ
Gasshô é uma expressão que significa “mãos em prece”, respeito, confiança e devoção. Junte às palmas e os dedos de ambas as mãos a uma distância de cerca de 10 centímetros na altura do seu nariz. Quando as duas mãos (a dualidade) se juntam, representam o Coração-Mente (a não-dualidade).
Gasshô é uma palavra japonesa que faz referência a uma posição específica das mãos. O Gasshô expressa uma atitude de humildade, respeito e gratidão, que são, alguns dos pilares da Zen. Colocar as mãos em Gasshô preconiza também unificar as polaridades do ser (direita e esquerda, passividade e atividade, o interior e o exterior, o corpo e a mente, o positivo e o negativo, etc.) e assim, permitir a unificação de todas as partes do praticante do Zen. Nesta unificação, o Kensho pode florescer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tudo tem um significado, eu gostaria de saber sobre a importancia do sino no budismo, parece que não é qualquer sino, ele é diferente, Obrigada
Um abraço
Postar um comentário