A física quântica talvez tenha introduzido justamente o ponto da recuperação do papel do observador, a importância do observador...
Essa é uma observação que nos faz abandonar a pergunta: qual é a realidade verdadeira? Existem realidades para cada um. É necessário que consigamos lidar com a pessoa na realidade em que ela sente que está.
É uma questão de linguagem, esses são fenômenos naturais, em vez de pensarmos que nós possuímos vidas e mortes... vidas e mortes... há uma consciência que "atravessa" a aparência da vida e da morte!
Consideramos tudo isso muito sólido. Mas a vida arromba essas prisões... porque essas prisões não são verdadeiras... então o que é verdadeiro? O fato de que nós somos seres livres.
A espiritualidade na visão budista é a ciência do "ou não", ou seja, nós estamos completamente presos, sem saída, sem solução... "OU NÃO"! Porque não há efetivamente uma rigidez no mundo onde aparentemente vivemos... essa é a razão pela qual a espiritualidade é fundamental. O MUNDO É ESPIRITUAL!
Lama Padma Samten (Físico, budista).
3 comentários:
Gostei muito dessa postagem e desse seu espaço...acredito também no Agora e nas infinitas possibilidades multidimensionais de todas as partes de nós, atores, diretores, personagens da Grande História!
Devemos procurar ouvir a voz do Observador, para que nossas escolhas sejam edificantes.
Conforme a Teoria Psicanalítica : "O Id, o inconsciente, não é um mistério impenetrável. Ele faz parte da vida normal e a psicanálise pode demonstrar os seus efeitos". Ao ler esta assertiva me veio a mente a importância do "observador na física quântica" e, pelo processo da sincronicidade, acessei este blog ... A física quântica consolida alguns princípios da psicanálise do início do século passado? Penso que sim! Mas precisamos aprofundar sempre na influencia do observador... Como observar, como verbalizar... sem macular a realidade, ou melhor, a atualidade? Vamos pensar nisto! Walter Meireles
Postar um comentário