O Dalai Lama, líder espiritual tibetano no exílio, disse nesta quinta-feira (10) que apóia os Jogos Olímpicos de Pequim, que começam dia 8 de agosto, e se opõe aos protestos violentos que atrapalharam o revezamento da tocha olímpica em várias partes do mundo.
"O povo chinês realmente merece sediar a Olimpíada", disse ele a jornalistas no Japão. "(Apesar) dos recentes eventos infelizes no Tibete, minha posição não muda."
A afirmação vem dois dias depois de o governo chinês chamar Dalai Lama de mentiroso. "O que importa não é o que diz, mas o que faz. E o mais recente foi instigar e orquestrar os graves atos criminosos em Lhasa", afirmou na terça-feira (8) a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu.
Mas o uso da violência pela China é uma forma antiquada de suprimir as tensões no Tibete, disse o Dalai durante uma rápida parada em seu caminho para os Estados Unidos, onde fará uma viagem de duas semanas que ele afirma que não terá caráter político.
O Dalai Lama disse aos jornalistas que enviou uma mensagem aos tibetanos
"Enviei uma mensagem aos tibetanos na região de San Francisco, por favor não façam nenhuma ação violenta", disse, antes de acrescentar: "Ninguém tem o direito de dizer 'cale-se'."
Assista o vídeo no portal G1.
2 comentários:
É mesmo uma barbárie que o governo chinês faz oprimindo e domindo o Tibet, temos que nos fazer ouvir e protestar de todas as formas mesmo.
Michel, já assisti alguns dos títulos que vc me enviou. A novidade é que fui comentar com a minha professora de Yoga sobre o Prof. Hermógenes, e pra minha surpresa ela disse q ele foi seu mestre, que eles são amigos, e que ele mora aqui em Botafogo, ou seja, pertinho daqui. Ele tem um centro de Yoga que pretendo visitar e talvez até praticar um pouco sob a sua orientação, ele é 10.
Assisti ontém O Segredo da Felicidade, e fiquei bastante impressionado. Tenho bastante dever de casa, e aos poucos essa mudança deve aparecer, nas atitudes, nas crenças, no cotidiano. Gostei bastante tb do "Desintoxicando-se...
Ai que me pergunto, pq esse modelo ocidental de vida perdura por tantas décadas? Com certeza por interesse da mídia, dos governos e principalmente do capitalismo, que gera um consumo sem precedentes, e para tanto consumo é preciso trabalhar demais, dai o stress.
Bom, por ora é isso.
Namastê, e sigamos na busca pelo auto-conhecimento e pela limpeza de nossas mentes poluídas a décadas.
Grande abraço.
Valeu Gibran;
Que coincidência (com incidência, certamente) legal essa, com certeza vale fazer fazer uma visita ao centro do Hermógenes para futuros aperfeiçoamentos.
Com relação a sabedoria milenar das culturas do oriente, acredito que a mensagem anti-materialista proposta por elas, acaba não sendo muito bem vista pelos padrões capitalistas da nossa cultura. Por isso, há esse choque filosófico/cultural quando falamos a respeito com alguém que esteja de fora, não inserido nestes ensinamentos. Cada um tem o seu tempo, que talvez possa estar numa próxima manifestação... mas não importa, façamos a nossa parte.
Como disse Gandhi: "Sejamos a transformação que queremos para o mundo"!
Namastê!
Michel.
Postar um comentário