domingo, 25 de janeiro de 2009

Descobrindo as pegadas


(As Dez Figuras do Boiadeiro - 2)

Ao compreender a origem desta dor, você descobre a possibilidade de transcende-la. Este é o reconhecimento das Quatro Nobres Verdades no budismo. Você vê que a dor resulta dos conflitos criados pelo ego, e descobre as pegadas do touro, que são suas pesadas marcas, e que tomam parte em todos os eventos os transformando em jogos. Você é inspirado por conclusões lógicas inabaláveis, não pela fé cega. Isto corresponde aos caminhos Shravakayana e Pratyekayana.

As quatro nobres verdades são as bases da compreensão em direção à consciência e liberação. Saõ elas: 1. Todos os seres estão sujeitos ao sofrimento (velhice, doença, morte, insatisfação etc.); 2. O sofrimento (ou insatisfatoriedade) surge de causas (cobiça, raiva, ignorância etc.); 3. Ao eliminarmos as causas, o sofrimento é eliminado; 4. Praticando o nobre caminho óctuplo, o sofrimento e suas causas são eliminadas.

Praticar o aprendizado com todas as coisas que acontecem no caminho é encontrar um oásis no meio do caos apontado pelo movimento interior. Isto só será possível se a ACEITAÇÃO DE SI MESMO e o NÃO JULGAMENTO tomarem assento nas experiências da vida, junto a você.


Extraído do site Bodisatva.

Um comentário:

Unknown disse...

Querido amigo ou amigos,
O blog de vocês foi indicado por uma amiga.
Quero parabenizá-lo pelos textos e pela ação, despertando a consciência de quem lê. Bom, já me tornei seguidor do blog e quero compartilhar o meu www. conscienteser.blogspot.com
Abraços e até