terça-feira, 22 de setembro de 2009

Equanimidade

(Flor de Lotus, símbolo de equanimidade)

1. Ânimo inalterável, sempre igual, tanto na adversidade como na prosperidade.
2. Espírito sereno, equilibrado.
3. Entendimento correto.

Equanimidade significa serenidade de espírito. É um estado natural e relaxado, a capacidade de experimentar de maneira estável as diferentes situações do mundo físico, das sensações, da mente e dos fenômenos. É caracterizada pela profunda tranquilidade, completamente livre de oscilações.

Nada paga o preço de estarmos felizes por nós mesmos. Alcançando esse estágio, até mesmo os relacionamentos ficam mais “fáceis de lidar”, de pensar usando a razão ao invés do coração. Isso traz uma paz incomensurável.

Equanimidade não significa indiferença. Com equanimidade vemos igualmente aqueles que amamos e aqueles que odiamos e oferecemos o melhor que tivermos para fazer ambos felizes. Aceitamos tanto flores quanto lixo, sem apego nem aversão. Tratamos ambos com respeito. Equanimidade significa deixar ir, não significa abandonar e, sim, soltar, deixar existir. O abandono causa sofrimento. Quando não nos apegamos, somos capazes de soltar.

2 comentários:

a.mar disse...

Boa tarde!
Transportei a tua palavra para o meu blog, espero que não te importes.
Tenho estado a passar por umas situações chatas, mas estou admirada com o meu estado de quase equanimidade.

Um Abraço

Tila Waltz disse...

Olá, devo dizer que estou atingindo a condição de expectadora do mundo e isso é algo semelhante a se tornar equânime, assim entendo porque estou na paz em toda e qq circunstância,sem preocupar-me se isso é bom ou ruim. Beijos, bela orientação a sua!