segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lama Padma Samten explica o que é preciso para meditar

Estresse da rotina pode ser aliviado com a prática da meditação


Saúde física e paz interior podem ser alcançados com a prática da meditação que, segundo budistas, é o caminho para uma melhor qualidade de vida




Estresse, preocupação, ansiedade: esses são sentimentos comuns nos dias atuais, principalmente para aquelas pessoas que trabalham muito, têm filhos para criar, casa para cuidar, contas para pagar. Mas apesar comuns, estes são "sintomas" perigosos, que não devem se tornar normais.

Especialistas orientam que, para ter melhor qualidade de vida, é importante encontrar um tempo para cuidar da saúde, tanto do corpo como do espírito. E um dos caminhos para isso seria a prática da meditação.

Ao contrário do que muita gente pensa, a posição da meditação não é difícil. Em primeiro lugar, deve-se estar sentado (no chão ou em um banco), com as pernas cruzadas e o corpo imóvel e ereto. Essa posição é chamada pelos budistas de “posição de lótus”.

“A coluna se endireita, a gente se sente melhor, respira melhor. Parece uma posição forçada, mas para quem medita sempre é bem confortável”, diz o lama Padma Samten (foto 2). Aqueles que têm dificuldades com a posição “lótus” podem usar um banquinho. “Na posição meio lótus, apenas uma das pernas fica cruzada”, explica.

O ambiente, segundo o lama, não precisa ser espaçoso, apenas o silêncio é fundamental. Já o tempo varia de pessoa para pessoa. “Uns dois minutos está bom, 15 minutos, 1h ou 2h é maravilhoso. Não é necessário um mestre, mas pode ser útil em caso de dúvidas. Com alguém para orientar, a meditação funciona melhor”, diz.

O lama Padma Samten afirma que a meditação traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. “É maravilhoso, espantoso. É uma prática complementar de saúde, pois nossas emoções causam doenças. Então a forma como a nossa mente se posiciona reflete no físico. E meditando, nós assumimos o controle da mente e do corpo”, explica.

Fonte

5 comentários:

J. Frederico Schmidt disse...

Tenho lutado muito, mas ainda não conseguí dispensar os antidepressivos. Não digo que vou desistir porque esta palavra não existe no meu dicionário.
Não devemos nos iludir com todas as práticas, conselhos etc... A busca é muito individual. Não deve existir um caminho comum para todos. Podemos ajudar. Jamais achar que existe um "receita".

rosana disse...

A meditação não é uma receita, nem uma bengala para as mazelas humanas.
Penso que a meditação é uma técnica que nos ajuda a achar o caminho de volta para casa. E retornar para casa é como um bálsamo que cura todas as feridas. Quem conhece esse bálsamo nunca mais estará longe de casa.

Gasshô
Rosana.

Marecia disse...

o interessante, é q a mente "pede" para meditar.

J. Frederico Schmidt disse...

Gostei do cmentário de Marecia.
Pura verdade !

cleide disse...

Meditei durante muitos anos, mas de repente, parei. Confesso que minha depressão aumentou ssustadoramente e que não mais consegui meditar. Todos os ias planejo recomeçar, mas não sei o que me acontece, não consigo.