quarta-feira, 12 de março de 2008

Controlando a raiva

Há uma história que ilustra bem o que é ter capacidade de estar em paz consigo mesmo. Conta-se que certo dia um grupo de pessoas raivosas se aproximou de Buda e começou a ofendê-lo. A cada impropério que eles diziam, Buda perguntava: “E do que mais vocês não gostam em mim?” Depois de nova ofensa, ele olhava as pessoas com maior interesse e ouvia tudo em silêncio respeitoso até que após algum tempo disse ao grupo: “Vocês me desculpem, eu preciso sair porque tenho um compromisso. Mas gostaria de marcar outro encontro com vocês amanhã para continuar a desabafar".

As pessoas ficaram surpresas e uma delas perguntou: “Buda, o que está acontecendo? Nós o estamos ofendendo há algumas horas, você nos ouve com o maior interesse e ainda pede que voltemos amanhã para continuar com nossas ofensas? Pensamos que você fosse brigar conosco”.

Buda então respondeu: “Vocês chegaram dez anos atrasados. Antes eu realmente reagia ao que as pessoas faziam ou diziam. Mas agora consigo agir baseado em minha consciência, e não nas ações dos outros”.

Extraído do livro “O Poder da Solução" – Roberto Shinyashiki.

2 comentários:

Tila Waltz disse...

Conheço algumas obras do Roberto, dentre elas uma que jamais esquecerei que é A Revolução dos Campeões, mas também Heróis de Verdade, tenho tamanha admiração por este autor, adorei ter encontrado algo que eu não havia lido dele em seu blog, estarei sempre de olho nas maravilhas postadas nele.

Obrigada por postar seu comentário em meu blog, volte sempre e se puder contribua pra que eu tenha contado com as sabedorias das quais você parece vivenciar.

Um abraço amigo blogueiro!

EVANDRO ALBUQUERQUE disse...

COM CERTEZA ESTAR CONSCIENTE E NO AQUI AGORA,NOS TORNA MUITO MENOS RAIVOSOS, ATÉ PORQUE A VIDA SÓ PODE ACONTECER AGORA E ASSIM COMO A VIDA, A CONSCIENCIA TAMBÉM ACONTECE AGORA.