quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como manter a mente desperta em seu dia-a-dia


"Paz a Cada Passo"

Vinte e quatro horas novinhas em folha

“Todas as manhãs, quando acordamos, temos vinte e quatro horas novinhas em folha para viver. Que dádiva preciosa! Temos a possibilidade de vi¬ver de uma forma que essas vinte e quatro horas tragam paz, alegria e felicidade a nós mesmos e aos outros.

A paz está presente aqui e agora em nós mesmos e em tudo o que fazemos e vemos. A questão é estar ou não em contato com ela. Não precisamos fazer uma longa viagem para admirar o azul do céu. Não precisamos sair da cidade ou sequer da nossa vizinhança para apreciar os olhos de uma linda criança. Até mesmo o ar que respiramos pode ser uma fonte de alegria.

Podemos sorrir, respirar, caminhar e fazer nossas refeições de uma forma tal que nos permita entrar em contato com toda a felicidade que existe a nosso dispor. Somos muito bons na preparação para a vida, mas não o somos na vida em si. Sabe¬mos sacrificar dez anos em troca de um diploma e nos dispomos a trabalhar duramente para obter um emprego, um carro, uma casa e assim por diante. Temos, porém, dificuldade para nos lembrar¬mos de que estamos vivos no presente momento, o único momento que existe para estarmos vivos. Cada respiração, cada passo pode estar repleto de paz, alegria e serenidade. É necessário apenas que estejamos despertos, vivos no momento presente.

Este pequeno livro se propõe a ser como o toque de um sino para despertar a consciência, um lembrete de que a felicidade só é possível no momento presente. É claro que planejar o futuro faz parte da vida, mas mesmo o planejamento só pode acontecer no momento presente. Este livro é um convite para uma volta ao momento presente e para a descoberta da paz e da alegria. Nele apresento algumas das minhas experiências e uma série de técnicas que podem ser úteis. Mas, por favor, não esperem o final do livro para encontrar a paz. A paz e a felicidade estão em cada momento. A paz é cada passo. Caminharemos de mãos dadas. Bon voyage”.

Do livro “Paz a cada passo. Como manter a mente desperta em seu dia-a-dia” de Thich Nhat Hanh.

2 comentários:

Amanda Balieiro disse...

Olá,
Primeiramente parabéns pelo blog! Esá cada vez mais difícil achar páginas de qualidade e bem intencionadas na internet!
Cheguei ao blog através de um vídeo postado por vc no Google vídeos, uma entrevista com o Amit Goswami; bom, o fato é que: demorou um dia para carregar o vídeo... Será que tem como vc me mandar por e-mail, ou disponibilizar para download??

meu e-mail é: amandabalieiro@gmail.com

Aguardo sua resposta!

Obrigada pelos vídeos e pelo blog!

Anônimo disse...

Amei o blog...