domingo, 30 de novembro de 2008

Ainda a está carregando?

Os contos zen são uma categoria à parte da sabedoria oriental. São como as parábolas que nós, ocidentais, popularmente conhecemos através das histórias de Jesus, mas que estão presentes nas mais diversas culturas. O formato se assemelha: contos bastante sintéticos, de onde são extraídas lições morais, ou preceitos religiosos, ou simplesmente ponderações sobre a vida. Mas qualquer que seja a origem, para compreender uma parábola ou conto zen, é preciso transcender o senso comum e “abrir a mente” para novas percepções que podem mudar a forma de lidarmos com a vida habitualmente.


Tanzan e Ekido estavam uma vez viajando juntos por uma estrada lamacenta. Uma chuva forte caía persistentemente.

Numa das curvas da estrada, eles encontraram uma moça adorável, vestida com um quimono de seda e com uma faixa, que não conseguia atravessar o cruzamento.

“Venha cá, menina”, disse Tanzan imediatamente. Levantando-a em seus braços, ele carregou a moça através da lama.

Ekido não falou mais nada até aquela noite em que eles chegaram a um templo com pousada. Ele então não pôde mais se conter. “Nós, monges, não nos aproximamos de mulheres”, disse ele a Tanzan, “sobretudo não das jovens e graciosas. É perigoso. Por que você fez aquilo?”

“Eu deixei aquela menina lá”, disse Tanzan. “Você ainda a está carregando?”

Conto Zen. (Originalmente postado no Blog Cultura do Oriente)

Nenhum comentário: