terça-feira, 11 de novembro de 2008

"Carpe Diem" e o "Aqui Agora"


Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque.

É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho. Se muitos invernos Jupiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.

Veja o vídeo!

Carpe Diem tem um significado mais epicurista, mais voltado ao prazer, embora esta seja uma decadência do epicurismo que no início tinha uma marca mais estóica que o aproximava do budismo, influência vinda da Grécia que por sua vez foi influenciada de algum contato com o budismo indiano por volta do sec. III ac.

O Aqui Agora no budismo nega a realidade da passagem do tempo, transformando-o em um ponto no qual tudo está contido, (Uji ,de Dogen) em lugar de uma linha com passado e futuro no qual o presente é uma ponto em deslocamento constante e sem dimensão, o chamado tempo newtoniano.


Nenhum comentário: