quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Budismo: Uma Religião sem Deus?


Buda não é Deus segundo a concepção do Budismo. Buda significa “aquele que despertou de um sono profundo”. Buda é um estado de Ser. Todos nós somos Buda, apenas estamos adormecidos deste estado.

Os budistas são acusados de ateísmo, mas na realidade não pronunciam a palavra Deus porque sabem que o Absoluto está em cada um de nós, está em tudo e em todos… Tudo é Unicidade. Deus não se encontra numa possibilidade externa, mas na possibilidade interior de cada um de nós.

O que é preconizado como “Buda”, trata-se do Buda histórico Sidarta Gautama, aquele que foi um príncipe do Reino de Sakya e por isto é chamado Buda Sakyamuni. Muitos acham ser este o único Buda. Mas qual é a quantidade de Budas existentes?
Budismo é uma religião? Budismo é filosofia? Budismo é ciência?
Budismo por ser tudo isto segundo a concepção de cada praticante. Pode ser uma Filosofia de Vida de emprego bem prático que não impede que você professe outra religião ou credo, muito pelo contrário, nos dá condições através das quatro nobres verdades, do nobre caminho óctuplo, da compreensão sobre os doze elos e outros meios hábeis, de sermos melhores cidadãos, melhores profissionais, melhores homens e mulheres.

O budismo nos ensina a tarefa de sermos responsáveis sem culpa.
Culpa e pecado não são palavras empregadas no Budismo. Perdoar deve estar implícito na atitude de vida do budista que deve ser norteada por uma atitude ética implícita nos parâmetros da natureza. O budista sabe que uma aparência é só uma aparência, que as pessoas e situações devem ser olhadas em sua essência sem conceito, comparação ou julgamento, pois todos são iguais, perfeitas e puras apesar da aparência que criam de si e dos outros.

Budismo não idealiza um “reino dos céus” ou outros lugares e estados parecidos após a morte. Budismo ensina que o Nirvana está na possibilidade do Aqui e no Agora e não em algum lugar ou algo para ser deixado para depois, mas que é preciso deixar os véus da ilusão (Maya) que turva a nossa visão no Samsara, a roda de nascimentos e morte a que nos submetemos neste plano no exercício kármico. Portanto Nirvana e Samsara são indissociáveis.

Budismo ensina que o Karma é o resultado do que fizemos, fazemos e faremos nesta vida. “Causa e Condição” ou “Causa e Efeito”. Toda ação produz um resultado, por isto através da Meditação aprendemos a encontrar o estado de “Plena Atenção”, que nos produzirá as condições de produzir um Bom Karma através de ações que produzam o bem para si e para os outros.

O Budismo preconiza a Não Violência a todo e qualquer ser vivente. O Não Matar do Budismo é amplo e irrestrito. Podemos não matar uma idéia de alguém, um animal para nos servir de sua carne e assim por diante.

“…Se queres saber porque te passa assim o teu presente olha o teu passado.Se queres conhecer o teu futuro,olha o teu presente!…(Buda Sakyamuni)

Postado por Nello Júnior, aqui.

O conceito buddhista de "deus" é diferente do conceito ocidental de um ser supremo, todo-poderoso, criador de todas as coisas. Os deuses não são onipotentes, onipresentes ou oniscientes. São apenas seres que acumularam grande virtude e renasceram em reinos onde desfrutam de muitos prazeres e longa vida. Mesmo assim, eles continuam sujeitos à morte e à queda nos outros reinos. Portanto, no buddhismo não existe a figura de um criador, ao qual devemos idolatrar e servir, nem a ameaça de sermos julgados e jogados no inferno caso não o obedeçamos. A meta da prática espiritual não é a de fugir para um paraíso, deixando os outros seres para trás, mas sim atingir a iluminação e trazer benefícios para todos os seres — não apenas aos seres humanos, mas para todos os seres sencientes. (Dharmanet)

3 comentários:

Cris Tarcia disse...

Lindo o seu texto. Tenho lindo muito sobre o Budismo,os livros de Thich Nhat Hanh.Estou encantada com a maneira suave de viver a vida. Posso fazer parte dos seguidores do seu blog?
Um grande abraço
Cris

Esteja Aqui e Agora... disse...

Cris,

Claro que pode participar como seguidora... fique a vontade amiga.

Gasshô!

_/\_...

Rose Huppes disse...

Oi,

Sei como as pessoas tem uma visão errada do Budismo.Eu mesma já fiu questionada com a pergunta.Você é Budista então não acredita em nada.
É muito difícil para os ocidentais assimilarem este tipo de pensamento ou forma de ver o outro.

Abraços a todos.
Mãos em oração, Shanti!