terça-feira, 13 de outubro de 2009

ACEITAÇÃO


Lao Tsé, o grande mestre do taoísmo, costumava dizer que devemos aceitar absolutamente tudo o que a vida nos enviar, seja bom ou ruim, sem qualquer luta ou resistência. Segundo ele, a entrega pacífica aos ditames da vida não constitui uma atitude de passividade ou inércia, mas de uma integração total com o fluxo da existência, que nos faz viver totalmente harmonizados com as forças do Universo.

A verdadeira aceitação não traz nenhuma relutância e consiste em trabalhar com o que se apresenta como a única realidade possível, com a qual teremos de aprender a lidar.

2 comentários:

Ton disse...

As mensagens que recebo são sempre oportunas, particularmente esta, devido a uma situação específica que estou vivendo. Comparo isso ao surf. A onda é a onda, nem boa nem ruim, ela simplesmente é. Tanto se pode surfá-la de forma excepcional, quanto se pode tomar um imenso caixote. As chances de não se afogar passam por uma entrega inicial ao fluxo da onda - tentar lutar contra ela é geralmente inútil - quanto observá-la e perceber o momento de romper com o fluxo. É uma questão de paciência, disciplina ee prática. A mesma onda que nos derruba é o veículo para a salvação.

gracarlilas disse...

Especialmente neste dia "Aceitação" trouxe alento à minha alma entristecida.Sabemos da nossa impermanência, mas quando um ente querido parte pra outra dimensão, parte de nós se parte em pedacinhos de lembranças.
Fica sempre em nós o recado da vida que deve ser vivida Aqui e Agora. Namastê. Graça