quarta-feira, 23 de março de 2011

Como um monge e a meditação podem ajudar os médicos


No Brasil, o monge budista da escola theravada, Bhante Yogavacara Rahula, defende a ideia de que a meditação pode ajudar a tratar doenças.
Os médicos brasileiros concordam. O monge budista está no Brasil para participar
de retiros espirituais e ensinar técnicas da meditação.

Nesta semana, o respeitado Hospital das Clínicas de São Paulo – uma das maiores instituições de saúde do país, referência em pesquisa médica – abriu suas portas para uma visita inusitada e inédita: um monge budista, Bhante Yogavacara Rahula. A convite do ortopedista Rafael Ortiz, professor do Faculdade de Medicina da USP, o americano fez uma palestra a médicos e demais interessados nos benefícios da meditação à saúde, especialmente em casos de depressão, pressão alta, câncer e doenças psicossomáticas. Ex-combatente da Guerra do Vietnã, monge Bhante descobriu na Ásia, após desligar-se das forças armadas americanas, o budismo, que o levou a renunciar à vida laica e ordenar-se monge, em 1975. Ali, começaria a aprender as lições que quer ensinar aos médicos.

"Acredito que a meditação é mais uma forma de prevenção do que de cura", diz Bhante. Da meditação, prática essencial dos ensinamentos budistas, tirou o que prega serem as lições efetivas de cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Surpreso, constata que é o Ocidente, reino da razão e da ciência, o território em que mais cresce o interesse pela meditação aplicada à saúde. "Nessa porção do mundo, as pessoas têm o costume de tratar seus problemas a partir dos sintomas. É como olhar de fora para dentro", diz. "Ao contrário disso, deveríamos nos esforçar para sintonizar mente e corpo, para perceber os sinais que o organismo nos envia. Isso se faz por meio da meditação."


Leia a matéria completa no portal veja.com.

3 comentários:

Maera disse...

A saúde está dentro de nós!

Anônimo disse...

Muito interessante !...

Profª Marlene Tenório disse...

Lendo sobre a arte da meitação, passei a praticá-la pra tratar de forte ansiedade que me atormenta há bastante tempo e garanto que esta prática está sendo um sucesso em minha vida. Sinto-me ótima.