sábado, 23 de fevereiro de 2008

O PODER DO AGORA

"A maior parte da dor humana é desnecessária. Cria-se a si própria enquanto for a mente inobservada a dirigir a vida. A dor que tu criares agora será sempre uma certa forma de não aceitação, uma certa forma de resistência inconsciente àquilo que é. Ao nível emocional, é uma certa forma de negatividade. A intensidade da dor depende do grau de resistência ao momento presente, e esta por seu lado depende de quão fortemente estiveres identificado com a tua mente. A mente procura sempre recusar o Agora e escapar dele. Por outras palavras, quando mais identificado estiveres com a tua mente, mais sofrerás. Ou poderás colocar a questão deste modo: quando mais honrares e aceitares o Agora, mais livre estarás da dor, do sofrimento - e livre da mente egoica.

Porque é que a mente recusa ou resiste habitualmente ao Agora? Porque ela não consegue nem funcionar nem ficar no comando sem tempo, que é passado e futuro, e por conseguinte para ela o Agora representa uma ameaça. De fato, o tempo e a mente são inseparáveis. (...) A mente para garantir que continua no comando, procura constantemente a encobrir o momento presente com o passado e o futuro e, assim, ao mesmo tempo que a vitalidade e o infinito potencial criativo do Ser, que é inseparável do Agora, começam a ficar pelo tempo, também a tua verdadeira natureza começa a ficar encoberta pela mente.

Um fardo de tempo, cada vez mais pesado, tem vindo a acumular-se na mente humana. Todos os indivíduos sofrem sob esse fardo, mas também continuam a somar-lhe todos os momentos, sempre que ignoram ou recusam esse precioso Agora ou o reduzem a um meio para alcançarem um determinado momento futuro, o qual só existe na mente e nunca na atualidade. A acumulação de tempo na mente humana, coletiva e individual, contém igualmente uma enorme quantidade de dor residual que vem do passado."

Tolle, Eckhart, "O Poder do Agora".

2 comentários:

apenas um poeta disse...

Olá,boa noite. Meu nome é Anderson. Eu também li "O Poder do Agora" e achei tremendamente Verdadeiro. O fato do ser humano se identificar com a mente,é sem a menor dúvida a causa de todos os males existentes na Terra. Você conhece mais livros de Sabedoria como este? Poderia por gentileza me indicar algum? Meu e-mail é az-guimaraes@bol.com.br. Muito obrigado.

Vinícius Cristóvão disse...

Oi Anderson. Você pode ler o outro livro do Eckhart Tolle: "O despertar de uma nova consciência". Nesse livro a experiência de viver o momento presente é mais aprofundada( se é que posso rotular isso) no sentido que você identifica mais facilmente como o EGO age e como ele pode te tirar do AGORA. Outro livro que indico com fervor é o "Diálogos com o anjo' transcrito por Gitta Malasz. Fiz um vídeo falando sobre o livro.
Se quiser ver é só entrar nesse link
http://conscienteser.blogspot.com/2011/05/dialogos-com-o-anjo-em-praga.html
Ou entrar no site www.conscienteser.blogspot.com