domingo, 31 de outubro de 2010

Filme Vitus (Suiça 2006)



Vitus (Fabrizio Borsani) é um menino com dotes muito acima da média, especialmente no que se refere a matemática e a música.Tem extrema habilidade em aprender tudo a que se propõe. Em contrapartida, também possui muitos problemas de relacionamento, porque encontra dificuldades em casa e na escola. Seu pai está sempre ausente porque é viciado em trabalho. Sua mãe (Julika Jenkins) se empenha em desenvolver ao máximo a capacidade de Vitus, se torna obsessiva, nutre expectativas em relação ao futuro promissor do filho, como um pianista de sucesso.

Vitus que tem apenas seis anos e muitas responsabilidades e cobranças. Pratica diária e exaustivamente ao piano. Não tem amigos ou vida social. Ele é refém das expectativas alheias. Seu único consolo é visitar o avô (Bruno Ganz), um homem simples, marceneiro, que tem paixão por aviação e que o trata como uma criança normal. O único alívio de Vitus é passar os finais de semana com esse avô, porque juntos podem sonhar e construir aeroplanos.

Uma rara produção suíça que assiste neste final de semana no cine Paradigma aqui em Floripa, o filme dirigido por Fredi M. Murer, enfatiza a necessidade de tomar-se as rédeas da própria vida e da importância do respeito ao que se é. Um dia, aos doze anos, ele sofre um acidente e perde a consciência. Nessa fase, Vitus é interpretado por Theo Gheorgiu (um prodígio na vida real). Quando volta a si, Vitus se mostra um menino como qualquer outro, sem nenhum traço de genialidade. Aparentemente Vitus não possui mais as qualidades que o diferenciavam dos outros meninos da sua idade, e isso gera na mãe um estado depressivo e melancólico.

O filme é interessante porque faz refletir sobre relações familiares, sonhos, superação e crescimento. É a história de um menino prodígio tentando ser um menino normal. A trilha sonora dispensa comentários, a sequência da orquestra é excepcional e foi gravada durante um concerto. Um bom motivo para o espectador concluir que ninguém pode corresponder as expectativas alheias, já que todos tem seus próprios anseios.

3 comentários:

Erika disse...

Que pena... só recebi seu email hj, segunda feira.
Mas vou esperar na locadora.
:)

Marco Farias disse...

Erika, boa tarde.
Eu acredito que já tem na locadora, pois o filme é de 2006.
Abs,
Marco

Erika disse...

Fui olhar no site da videoteca e... não tem.
:(
Mas um dia eu assisto.
Abraço