domingo, 31 de outubro de 2010

Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências


Você só precisa ter forças para derrubar 1 dominó nos próximos 30 segundos. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Porque quando o primeiro dominó é derrubado, ele se encarrega de derrubar o segundo, que se encarrega de derrubar o terceiro, que se encarrega de derrubar o quarto, que se encarrega... de criar os resultados da sua vida. E, dentro de algum tempo, as pessoas olharão para você e sua vida e dirão: quanta sorte ele, ou ela tem, como é brilhante, veja suas realizações, deve haver algo de especial nessa pessoa.

Aqueles que te observam dirão isso de você, ou de seu departamento, ou de sua empresa, ou de sua família, ou de seu casamento (idealmente, de todas essas áreas), mas você sabe que tudo o que fez foi derrubar meia dúzia de dominós certos. Foram os dominós que fizeram o trabalho para você.

Basta escolher um dominó, uma decisão, por dia e as estatísticas começam a trabalhar para você. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Você decide começar a fumar. Uma decisão. Um dominó. Os dominós começam a derrubar outros e você já tem sua vida reduzida em 10 anos, suas chances de ter uma morte dolorosa disparam, você repelirá potenciais amores, seus dentes amarelarão.... e cada uma dessas ações provocará outras mudanças na vida. Claro que estou me prendendo aos números médios, não aos dominós imprevisíveis que sempre existem. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Você decide ler um livro sobre um assunto qualquer. Aqueles conhecimentos são vários dominós, que irão influenciar suas posições e decisões por muitos anos, que por sua vez derrubarão outros dominós... tornando você uma pessoa completamente diferente.

Você vai a uma palestra, troca um cartão, e isso pode influenciar a próxima década de vida. Você decide convidar seu filho para uma exposição, e a vida dele pode mudar para sempre. No momento em que você decidiu ler este texto, você derrubou um dominó. Cada edição que você lê, pode derrubar outros dominós, mas seu dominó mais importante foi a primeira decisão. Convidar outra pessoa, para ler este texto, é derrubar um dominó para ela. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Todas as pequenas decisões que você toma são dominós. Mesmo que imperceptíveis, no momento em que são tomadas, tais decisões ganham força imperiosa com o passar dos anos. Sem mágica, somente com matemática.

Por isso, empresas praticamente iguais em certo momento, se tornam diferentes no curso do tempo. Algumas falindo, outras crescendo. Por isso, pessoas praticamente iguais, quando crianças, se tornam adultos radicalmente diferentes. Por isso a vida das pessoas têm uma biografia tão variada. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Assistir um programa de televisão é derrubar um dominó. Não assistir, também é. Assinar uma revista é derrubar um dominó. Cancelar uma assinatura também é. Namorar, ou casar, com uma pessoa é derrubar um dominó. Não namorar, ou casar com ela, também é. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Torrar seu dinheiro em jogo, é um dominó. Resolver não gastá-lo assim, e pagar um curso, também é. Votar em um candidato é um dominó. Não votar nele, ou nela, também é um dominó.

Você não pode decidir o final de sua vida, mas pode decidir o começo. E o começo, não importa sua idade, é hoje, agora... nos próximos 30 segundos. Escolha seu próximo dominó agora, e derrube-o.

Aldo Novak

6 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!!!
obrigada.
MJ

Anônimo disse...

Eu sou novo aqui no blog, mas...
Vamos deixar de explicações e derrubar logo esse dominó.

Eu achei seu post um pouco simplista. "Você só precisa ter forças para derrubar o 1..." Será que podemos passar a vida sem ter essa força?

Este post esta me parecendo um texto de auto-ajuda. Quem disse que eu não posso decidir o fim de minha vida aqui e agora? Morrer sem pensar no passado e nem no futuro. Aqui e agora.

O homem e bem mais complexo do que sua localidade.
A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

"Nem sempre somos livres, mas quase sempre somos prisioneiros das nossas consequencias"

Agora cabe a você derrubar esse dominó.

Saudações.
Eu.

Anônimo disse...

Como você pode me provar que o passado e o futuro sao irreais sem usar o intelecto e com saber que o sofrimento nao existe sem senti-lo?

Saudações

Eu.

J. Frederico Schmidt disse...

Já tive muitas situações e ainda passo por isso em não saber qual, como, quando derrubar um dominó.
Mesmo com boas intenções, é lógico, já derrubei dominós errados.
Creio que muita gente derruba dominós errados senão, não haveria tanto sofrimento.
Há anos não sei como derrubar um dominó mesmo com toda ajuda que já procurei.
De qualquer forma achei a metáfora muito interessante. Mais importante que derrubar os dominós seria saber o efeito ou resultado. Nem sempre acontece o desejado e as consequências podem ser desastrosas.

Anônimo disse...

Um dominó por vez, um passo por vez. O destino se faz ao caminhar. Não temos controle sobre a vida. Apenas podemos fazer escolhas, uma por vez, aqui e agora.
É assim que vejo - ou melhor, que me exercito para ver.
Ana

mari disse...

Olá
Hoje ,ao acordar,assim que abri os olhos,numa breve prece pensei" oi,vc aí,que tudo sabe e tudo vê,me manda um sinal de que caminho devo seguir".
Vim para a Internet,em busca de algo.Não sei como vim parar aqui.Espero que seja uma resposta.Dominó derrubado!
Obrigada