domingo, 1 de março de 2009

Amor é Compreensão


“Há muitos tipos de amor. A vida tem uma grande necessidade da presença do amor, mas não do tipo de amor que se baseia na sensualidade, paixão, apego, discriminação e pré-concepção. Há um outro tipo de amor, certamente necessário o qual consiste na generosidade amorosa e na compaixão.
Geralmente, quando as pessoas falam de amor, estão se referindo apenas ao amor que existe entre pais e filhos, casais, familiares ou entre membros de uma classe ou país. Como a natureza de tal amor depende dos conceitos de ‘meu’ e ‘minha’, ele permanece enredado em apego e discriminação. Pessoas apegadas se preocupam com acidentes que possam atingir seus entes queridos antes mesmo de ocorrerem. Caso ocorram, sofrem terrivelmente. O amor baseado na discriminação gera preconceito. As pessoas tornam-se indiferentes ou mesmo hostis ao que está além do seu próprio círculo de amor. O amor de que todos os seres verdadeiramente estão sedentos é a generosidade amorosa e a compaixão. Generosidade é o amor que é capaz de levar felicidade ao outro. Compaixão é o amor capaz de remover o sofrimento do outro. Nada pedem ou esperam em troca. Se estendem a todas as pessoas e seres. Não há nem ‘meu’ ou ‘não meu’. Onde não há discriminação, não existe apego.
Com a generosidade amorosa e compaixão, a vida se enriquece de paz, alegria e contentamento."

Resumo de um trecho do capítulo: 42 – Amor é Compreensão, Thich Nhat Hanh, “Velho Caminho Nuvens Brancas” – Seguindo as Pegadas do Buda – Ed. Bodigaya, 2007.

Um comentário:

VIDA disse...

Thich Nhat Hanh é de facto uma Luz para todos nós, e para quem o entende um reflexo.
O Amor, que ele fala é de facto o Unico Amor verdadeiro e genuino, o Amor incondicional.

Grato pela partilha

Paz