terça-feira, 10 de março de 2009

Dalai Lama: milhares morreram durante ocupação do Tibete


Líde espiritual discursou em Dharamsala, no norte da Índia.
Rebelião tibetana completa meio século.


O Dalai Lama disse nesta terça-feira (10) que a ocupação chinesa do Tibete representou a morte de "centenas de milhares de tibetanos", em discurso em Dharamsala, no norte da Índia, no momento em que se completa meio século da rebelião tibetana.

No discurso, divulgado em seu site, o líder político e espiritual dos tibetanos repassa a história recente do Tibete e assegura que sua população "experimentou o inferno na Terra", desde que China reprimiu a revolta de 1959 e ocupou o território.

O Dalai Lama assegurou que após a ocupação, o governo chinês realizou "uma série de campanhas violentas e repressivas", que incluíram a imposição da lei marcial, e, mais recentemente, programas de "reeducação" que causaram um "profundo sofrimento" na população tibetana.

Segundo ele, nos últimos 50 anos o povo tibetano na China experimentou "sofrimento e destruição indescritíveis", o que persiste sob forma de "medo constante" até hoje.

"Estou decepcionado com o fato de as autoridades chinesas não terem respondido de forma apropriada aos esforços sinceros para implantar os princípios de uma autonomia regional nacional para todos os tibetanos", comentou.

Com essas palavras, o Dalai Lama se referiu de forma indireta ao memorando para uma "autonomia genuína" no Tibete que seus enviados apresentaram ao governo chinês na primavera passada.

"Não tenho dúvida de que a justiça da causa tibetana prevalecerá se continuarmos o caminho da verdade e da não violência", disse o líder.

Segundo o Dalai Lama, a maioria dos tibetanos defende a proposta que prevê uma maior autonomia dentro do território da República Popular China. (Fonte: G1)

Leia a entrevista com a escritora tibetana Tsering Woeser sobre a real situação!

Um comentário:

Rose Huppes disse...

Olá irmãos no Darma!!

As palavras de sua Santidade devem ser um alento ao povo Tibetano e a todos nós.A intolerância nunca deve prevalecer sobre a verdade e a compaixão.Pois uns dos nossas maiores fraquezas é a intolerância, em pensarmos que somos seres absolutamente superiores a quem está ao nosso lado.
O povo Tibetano nos ensina a dádiva da paciência e da perseverança e da compaixão,são um exemplo para todos nós.

Sanidade a todos.